2ª via da certidão de casamento

Postado por Paula no dia 25/07/13 Sem comentários

A certidão de casamento é um documento importante emitido após a cerimônia civil. Para solicitar a segunda via deve comunicar o cartório

Depois que você e seu cônjuge decidem oficializar a união a certidão de casamento passa ser um documento importante. A união é feita diante o juiz de paz, onde serão os únicos capazes de comprovar qualquer vínculo entre seu parceiro, bem como as testemunhas.

No documento da certidão de casamento consta o nome dos noivos, dos pais, nacionalidade, profissão, idade e como será o nome da noiva depois do casamento. Esses são os dados importantes que devem conter na sua certidão comprovando sua união.

Devido eu grande importância os noivos devem guardar esse documento em um local seguro e de fácil acesso. Uma nova solicitação dessa segunda via é cobrada com taxas variáveis entre um estado e outro, então procure preservar.

Certidão de casamento

Perdi a certidão de casamento e agora?

Por ficar anos guardado sem uso ou em locais não apropriados o documento pode sofrer danos como rasgos, rasuras ou até mesmo apagar algumas letras tornando o documento ilegível.

Caso tenha perdido sua certidão de casamento, deve procurar o cartório de registro civil mais próximo da sua cidade e fazer a solicitação da segunda via, que dentro de alguns dias ela será emitida e com a mesma validade.

Entenda a diferença de casamento e união estável

Alguns casais acabam se confundindo ou não conseguem diferenciar um foto do outro, por isso veja a diferença entre união estável e casamento além dos direitos adquiridos com o casamento.

2ª via da certidão de casamento

2ª via

Hoje ficou mais fácil solicitar a segunda via deste documento importante para o casal, pois com as intensas atividades do dia a dia muitos não conseguem ir até os cartórios de registro civil da cidade. Essa solicitação pode ser feita online.

Para ter acesso a essa facilidade e comodidade, acesso o site Registro Civil dentre todas as opções selecione “Casamento” e depois clique em “Requisitar”. Feito isso preencha os dados que são solicitados corretamente e pronto.

Depois que concluir o preenchimento do formulário, baixe o arquivo em seu compactador ou então vá alguns dos cartórios da sua cidade e solicite a impressão do novo documento autenticado, tendo assim a mesma validade que o anterior.

É importante ressaltar que essa ferramenta está disponível apenas no estado de São Paulo onde é cobrada uma taxa de aproximadamente R$ 24,00 reais pela solicitação deste novo documento.

Deixe uma Resposta »